As pesquisas por voz não devem modificar totalmente as técnicas de SEO que são usadas atualmente
No fim de contas, o propósito dos mecanismos de busca segue sendo o mesmo: oferecer a melhor experiência ao usuário.
Porém, os profissionais da área devem compreender as mudanças de comportamento do usuário e de tecnologia do buscador para saber como atualizar suas estratégias. As técnicas de SEO precisam evoluir com essas mudanças.
Por isso, é importante saber como o buscador mais usado do mundo está investindo em tecnologias para processar melhor a linguagem humana e atender melhor aos usuários.
Em 2019, o Google lançou seu algoritmo de machine learning para buscas, chamado de BERT, que utiliza a tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (NLP). Antes, o buscador apenas entendia palavras e frases, mas passou a compreender contextos e nuances da linguagem humana.
Em 2022, o foco se voltou para uma nova atualização que pode tornar a compreensão da linguagem humana ainda mais avançada. O PaLM (Pathways Language Model) é um modelo de linguagem que utiliza bilhões de parâmetros para realizar inúmeras tarefas, que vão desde operações de aritmética até a explicação de uma piada.
É essa tecnologia que, nos próximos anos, vai entender quais são as intenções de busca dos usuários e procurar, no seu índice de conteúdos da web, quais páginas entregam as melhores respostas.
Se os algoritmos evoluem para compreender cada vez melhor a linguagem humana, a tendência é que as buscas utilizem uma linguagem cada vez mais natural e corriqueira. Portanto, a otimização de SEO deve mirar agora nessa mudança: de uma pesquisa mais mecanizada para uma pesquisa mais humanizada.